Sant Romà de Sau: A romântica aldeia submersa
- Thais Riotto
- 11 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Local: Barragem de Sau, no município de Vilanova de Sau, Catalunha, Espanha.

Década de 1960, o governo catalão decidiu criar um reservatório no local onde uma aldeia que já era habitada por longo tempo, o reservatório após ser construído dava indícios de enchentes.
E os moradores foram obrigados a deixarem seus lares, levando, de uma única vez, todos os seus pertences e exumar os mortos, o que ficou para trás além das lembranças de uma vida inteira, foram esqueletos de uma antiga aldeia, sua arquitetura, sua história e os que estavam enterrados no cemitério.

De pequenos indícios ocorreu a enchente, transformando-a em uma aldeia submersa, uma parte da igreja marca o local, é a única arquitetura visível que ficou acima da linha d’água.
Quando o nível da água sobre, apenas a torre da igreja fica visível, um pequena arquitetura que pode ser vista de qualquer local das montanhas.
E quando o nível de água cai, mais do que o normal, outras partes das arquiteturas da aldeia também podem ser vistas, brevemente. Alguns edifícios e parte do cemitério.
Eternos Moradores:
Mergulhadores dizem ver vultos e ouvir sons do que parecem ser vozes, mas não há nenhuma energia negativa no local.
Não há relatos de atividades paranormais que transforme o local e um lugar de mergulho não recomendado, ao contrário, a paz e a arquitetura submersa dão um ar de romance, por isso o nome popular: A romântica aldeia submersa.
Comments