Os Futuros Hotéis & Moradias nas Profundezas dos Oceanos
- Thais Riotto
- 16 de ago. de 2024
- 3 min de leitura

Estamos mudando, o mundo está observando os mares com outras perspectivas, estamos entrando em um era submersa, do qual a muito ainda para se debater e conhecer.
Começo o artigo, com uma preocupação e uma pergunta:
Até onde vai a preocupação com a conservação dos oceanos e da vida marinha? E até onde é apenas pelo dinheiro? Seria possível ter ambos em uma única construção?
A resposta é que alguns projetos que têm apresentado essa nova hotelaria dizem que a intenção é que se as pessoas podem conviver e ter acesso aos oceanos fica mais fácil protege-los. Será?
A hotelaria tem se expandido pelos mares, muito além das superfícies, mas de proporcionar as hospedes e talvez futuros moradores, que ao acordarem ou durante o seu trabalho home office, vejam peixes, tubarões, baleias e outras vidas marinhas na janelas de seus cômodos ao invés de uma paisagem comum, e ao vê-lo ajude na preservação.
O diretor da empresa Deep Ocean Technology, Robert Bursiewicz, está planejando um hotel subaquático chamado Water Discus, que pode ser rebocado e construído em um local apropriado, no fundo do mar, sua estrutura também prevê que seja uma forma de vidas marinhas, como corais se alocarem nas estruturas formando um berçário e uma ambiente marinho.
A estrutura será composta de 22 quartos, todos com vista para o mar, juntos formam um circunferência. E outras circunferências serão colocadas na superfície, que serviram de outros cômodos e a própria entrada do hotel.
Assim como o Water Discus, com outros formatos é possível encontrar essa nova hotelaria em varias partes do mundo, de hotéis de luxo, até pousadas mais simples, que podem ter acesso por terra ou mesmo mergulhando.
O especialista em direito marítimo, Alexandros Ntovas, da Universidade de Southampton, alerta para algumas regras que precisam ser seguidas, entre elas as estruturas de grande porte precisam estar posicionadas a pelo menos 22 km da costa do país, é preciso ter a permissão das autoridades e não contraria as leis internacionais que regulamentam proteção e preservação do meio ambiente marinho.
HOTELARIA SUBMERSA:
A grande questão nessa nova hotelaria peculiar, está em quais propósitos esses hotéis estão se baseando. Se estão apenas na busca de novas formas de ganhar dinheiro, de encantar e atrair o turismo, tal como o turismo de mergulho, ou se há uma verdade por trás desses empreendedorismo, que deveria ser parte e a maior preocupação em como essas estruturas agem ou vão agir no meio ambientes.
Quais proporções elas afetam a vida marinha, ou se fato estão se preocupando em torna-las ponto de reprodução de corais e vida marinha em si, tal como a proteção de espécies.
Se houver essa preocupação ambiental, na minha opinião é uma estrutura do futuro que pode fomentar o turismo, o comercio, o mergulho e principalmente salvar os oceanos.
LUXO OU NÃO?
Nem todos os hotéis e locais submersos são para um turista de luxo, alguns locais podem ser visitados por viajantes que não possuem uma questão financeira alta, como exemplo o hotel/pousada Jules Undersea Lodge, na Flórida, tem artigo sobre ela aqui no Blog para mergulharem virtualmente nesse universo.
Aqui no blog tem vários hotéis submersos, ou subaquáticos, para que possam conhecer e quem sabe um dia visitar.: HOTEIS SUBMERSOS
E outros locais submersos, também aqui no blog, que podem mergulhar virtualmente no momento: MISTÉRIOS & MERGULHOS
Mas a hotelaria do momento que tem chamado a atenção está na Inglaterra, do qual em breve uma casa totalmente submersa será aberta esperando que seus novos proprietários possam viver uma experiencia única.

Nunca parei para pensar sobre isso, sempre só achei legal essas novas ideias, não sou muito fã de mergulho, mas acho legal as ideias diferentes que existem. Mas tem razão será que prejudicam os oceanos ou fazem mesmo de uma forma correta?