top of page

Para escrever nos comentários:
Escreva, Clique em PUBLICAR .

Venha Vistar um Vampiro, ou talvez Não! Castelo do Drácula (Bran Castle)

Atualizado: 8 de out. de 2023

Local: Strada General Traian Moșoiu 24, Bran 507025, Romênia


(Foto - Site oficial)


Drácula, um vampiro que fez várias vítimas, que se esconde no alto de uma vale em uma castelo, e que ainda está “vivo”. Pode até ser, mas não nesse castelo exatamente!


Drácula:



Personagem criado por Bram Stoker, um conde da Transilvânia, um vampiro, feiticeiro e nobre. Que vive em um antigo castelo em algum lugar das montanhas dos Cárpatos.


Cárpatos são uma cadeia de montanhas da Europa Oriental. Encontra-se disposta em arco e atravessa a República Checa, a Eslováquia, a Polónia e a Roménia.


(Montanhas de Cárpatos - Foto Internet)


Mas, se esse não é o castelo do Drácula, como e porque passou a ser chamado dessa forma? Quem afinal morava no local?


(Foto - Site oficial)

 

Bram Stoker:


(Foto - Site oficial)


No ano de 1897 Bram Stoker completava 50 anos. E nessa mesma época uma narrativa, usando de um recurso que começava a surgir na época, chamado de romance epistolar, ou seja, histórias narradas como se fossem cartas, trouxe o Conde Drácula à vida.


O escritor irlandês, nunca esteve na Romênia, conhecia apenas através de livros. Mas na criação de suas histórias descreve um castelo, no qual seria a terna morada de seu mais famoso personagem: Conde Dracula.


O nome Drácula, deriva da Ordem dos Cruzados do Dragão.


O castelo conhecido como Bran Castle, que para nós escritores, pequenas semelhanças somadas a muita imaginação cria lugares fantásticos. Assim o Castelo de Bran passou a ser conhecido como o Castelo do Drácula.


Afinal além da arquitetura ser bem parecida com a descrição da morada do Drácula, já existia um morador que possuía uma nome interessante: Vlad Dracul.

 

Vlad Dracul:


(Foto - Site oficial)


O nome original era Vlad Tepes, governante da Valáquia uma província histórica da Romênia, situada ao norte do rio Danúbio, mas que ficou mais conhecido pelo nome de Vlad Dracul.


Vlad e seu pai foram associados a Ordem dos Cruzados do Dragão, essa ordem foi um acordo junto as ordens militares das Cruzadas que exigia que seus iniciados defendessem a cruz e lutasse contra os inimigos do Império Otomano.


(Foto - Site oficial)


Ele envolvia-se com várias campanhas para punir mercadores alemães de Brasov que não cumpriram suas ordens no que diz respeito ao comércio em seus mercados da Valáquia.


“Os documentos que existem em arquivos em relação ao Castelo de Bran, são principalmente administrativos e referem-se às receitas e despesas do domínio da Fortaleza de Bran, com pouca referência a eventos políticos e militares”. (Trecho retirado com cópia do site oficial).


(Foto - Site oficial)


No ano de 1462, após o exército do rei húngaro, Matei Corvin capturar Vlad nas proximidades da fortaleza de Podul Dambovitei, ele foi levado ao Castelo de Bran, onde ficou preso por dois meses, depois foi levado e preso na Fortaleza de Visegrad.


(Essa informação tem como fonte recente volume Vlad The Empaler - Dracula, publicado pela Editora Mirador, Arad, 2002, de autoria de Gheorghe Lazea Postelnicu).


(Foto - Site oficial)


Nas aldeias perto do castelo de Bran, moradores acreditam que a região tenha espíritos antigos e Strigoi: são pessoas que tinham uma vida normal durante o dia, mas que quando dormiam suas almas deixam seus corpos e vagam pela aldeia assombrando suas vítimas.


Channel Official:



 

A Lenda de Strigoi


(Arte internet - Artista Desconhecido)


A criatura faz parte do folclore romeno, um espírito que assombra suas vítimas, tem aparecia quase de um vampiro, em algumas versões é citado como um morto vivo, e que se alimenta de sangue. Antes do dia amanhecer retorna para sua tumba.


E Bram Stoker também usou essa lenda em seus livros, assim como outras lendas e locais da Romênia que nunca esteve, mas que conhecia por livros.


Pela semelhança da localização do castelo, somado as lendas e pesquisas que Bram Stoker fez para dar vida ao Conde Drácula, o Castelo de Bran ficou conhecido como o Castelo do Drácula.


O personagem tornou-se um inspiração para filmes, livros, teatro, brinquedos e muitos outros.


 

CASTELO DE BRAN: À VENDA


O Castelo possui uma arquitetura medieval, rica em detalhes históricos.


(Foto - Site oficial)


Atualmente o local transformou-se em um museu aberto à visitação. Possui uma vista privilegiada de 360 graus.


Video 306º - Site Oficial:


A dinastia dos Habsburgs, atuais proprietários do castelo, reinaram no país no século XVII, quando compraram o castelo.


(Foto - Site oficial)


O Castelo possui algumas passagens secretas, nem todas conhecidas pelo público, algumas apenas os proprietários conhecem e sabem como abri-las.

(Foto - Site oficial)


No ano de 1938, a propriedade foi passada para a princesa Ileana. E no ano de 1948, o castelo foi confiscado pelo regime comunista e devolvido no ano de 2006 aos antigos donos, netos da rainha Maria.


É a segunda vez que o Castelo é colocado à venda.


Embora muitos site apresentam valores, nenhum valor oficial foi divulgado. Os interessados na compra da propriedade devem entrar em contato com os proprietários através do site oficial. (Texto retirado em cópia do site oficial em inglês)


 

FOTOS & PLANTAS DO CASTELO

(Foto - Site oficial)




(Foto - Site oficial)


2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jul 30, 2021

Nossa que legal. Nao sabia.

Like

Guest
Jul 29, 2021

Sou arquiteto, conhecia a história, mas não com tantos detalhes, e parabéns Thais, colocou até as plantas. Está melhor do que as imobiliarias, e melhor do que muitos blogs, gostei da sua preocupação com a estética e com as fotos de ´ptima qualidade, mesmo que sejam da internet ou site oficial.


Tenho acompanhado seu Blog. Parabéns!!


Marchello

Like
bottom of page