Túnel da Morte no Sanatório Waverly Hills
- Thais Riotto
- 26 de jan. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2024
Local: 4400 Paralee Dr, Louisville, KY, USA

É fácil falar sobre fantasmas e apontar um lugar como assombrado, até lembrarmos que estamos falando de vidas, de pessoas, e de alguns lugares que não tinham o conhecimento que temos hoje, e fizeram de muitas pessoas, cobaias humanas, as vezes com intuito do bem, outras, simplesmente para testar um medicamente ou uma teoria.
Mas ali diante delas estavam pessoas, crianças, adultos, idosos que morreram conhecendo apenas o ultimo local ou maldade humana.
Assustador? Macabro? Assombrado? Para quem? Para nós, que hoje temos o conhecimento ou para eles que morreram na situação em que estavam?

SOBRE:
Foi um antigo sanatório, que abrigou pacientes com tuberculose em várias idades, do qual a equipe médica se esforçava para realmente achar a cura para seus pacientes de uma forma mais amena, os tratamentos usados eram mais leves do que a maioria, eles buscavam pela cura sem mais sofrimento.

DÉCADA DE 1900:
O estado de Kentucky, assim como grande parte dos Estados Unidos, estava em uma fase crescente de tuberculose que estava mantando muitas pessoas, uma doença que também ficou conhecida como “peste branca”.
Aqui no Blog tenho um post que fala sobre a “Peste Negra”, a quem tiver interesse, sobre curiosidades da máscara, das ervas, como surgiu e outros. Click Aqui.
Era altamente contagiosa, e fatal em grande parte dos pacientes, muitos não sobreviveram e faleceram no local.
CONSTRUÇÃO DO SANATÓRIO:
No ano de 1908 começou os preparativo para a construção para um hospital de isolamento (sanatório) para que as pessoas com tuberculose pudessem ser levadas, para tentarem um tratamento adequado.

O Conselho de Tuberculose comprou o terreno, com a intenção de erguer uma estrutura de dois andares, para acomodar mais ou menos 50 pacientes, com segurança e os cuidados necessários.

ANO DE 1912:
No dia 31 de Agosto desse ano, todos os pacientes que estavam em outros hospitais e/ou que precisavam de cuidados médicos foram levados para Waverly Hills, foi quando perceberam que era necessário uma ampliação.

ANO DE 1914:
Foi construído um pavilhão infantil com mais 50 camas, aumentando o atendimentos, visando receber mais ou menos 140 pacientes. Pois mesmo sendo uma área infantil, poderia abrigar qualquer paciente.

SANATÓRIO & MORADIA:
Uma vez no hospital de isolamento (sanatórios) os pacientes, era mais do que isso, se tornavam moradores. E alguns com mais condições, gostavam de ajudar como forma de passar o tempo, também, colhendo, cultivando, fazendo trabalhos artesanais entre outras atividades de entretenimento, como uma estação de rádio.

Por ser uma doença contagiosa, normalmente esses locais eram construídos em meio as florestas ou no alto das colinas, acreditando que o ar fresco e o sol pudessem auxiliar na cura, junto com a supervisão médica.

A EQUIPE:
.Toda equipe fazia o possível para manter a tranquilidade e a segurança, tal como auxilio psicológico de todos os pacientes, os tratamentos eram os mais leves possíveis evitando que a dor pudessem ser intensificadas e pudessem conseguir, cada um, melhorar.

TIPOS DE TRATAMENTOS:
Infelizmente, por melhor das intenções dos médicos, alguns tratamentos eram fortes, até terríveis, e era preciso que acontecessem, considerando uma época em que não havia tanto conhecimento da medicina, dessa forma era usado o que se conhecia, para achar a cura.

Dentre os tratamentos, alguns eram remover cirurgicamente as partes infectadas do pulmão ou o pulmão todo. Outro tipo era a toracoplastia, consistia na remoção de várias costelas da parede torácica para colapsar um pulmão.
(Fotos: Internet / Clique na foto para ampliar)
Os médicos também inseriam um balão nos pulmões dos pacientes e os enchiam de ar para ajudar na respiração, e um outro tipo era o tratamento solar, expor o paciente ao sol, por varias horas onde acreditava-se que o sol ajudava a matar a bactéria que causava a tuberculose.

TÚNEL DA MORTE:
Por ser uma doença desconhecida, em uma época onde os tratamentos não tinham base reais de cura, muitas pessoas morriam. E para evitar que os pacientes vissem outras pessoas morrendo, foi construído uma rampa, para a retirada dos corpos pelo subterrâneo, essa rampa ficou conhecida como: Túnel da Morte.
Esse corpos eram levados à noite para subterrâneo, até uma estação de trem atras do sanatório, que tinha exatamente essa função, retirar os mortos do local.
(Fotos: Internet / Clique na foto para ampliar)
ETERNOS PACIENTES:
Muitos que faleceram no local, ficaram no sanatório, era o que conheciam como casa, e que tinham proximidades, seja pela propriedade ou por outras pessoas.
O Garotinho Timmy: Um menino é sempre visto brincando com uma bola de couro, ele teria caído do telhado, e não sobreviveu.
Quando a queda ocorreu, houve uma investigação, foi dada como acidental, ele brincava em uma das varandas, onde tinham telhados, ele perdeu o equilíbrio e faleceu na hora.

A Enfermeira do Quarto 502: Uma moça, enfermeira no sanatório, era solteira e engravidou, de um médico casado. Ela tentou interromper a gravidez, e havia sintomas da tuberculose, dessa forma ela se enfocou com o fio da lâmpada do quarto. O bebe, foi encontrado depois no sistema de poço do sanatório.
E com isso ela continuo no local, é sempre vista caminhando nos corredores.

Entre outros pacientes, que permanecem até hoje no local, caminhando pela propriedade, que conhecem como casa.

ANO DE 1961:
É descoberto um novo antibiótico (estreptomicina) que auxilia na cura dos casos mais graves de tuberculose, e com essa descoberta o Waverly Hills, encerrou suas atividades.
HÁ ALGUNS ANOS DEPOIS - VENDA DA PROPIEDADE:
Um homem chamado J. Clifford Todd comprou o terreno, teve um gasto de mais ou menos U$ 3 milhões, tinha o projeto em converter o prédio em uma prisão, mas os vizinhos da região não aceitaram, e usando de protestos, conseguiram impedir.
NOVA TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO – NOVO PROPIETÁRIO:
A propriedade foi à venda novamente, e o novo proprietário tinha a intenção de converter o prédio para apartamentos residências, mas não se sabe ao certo, porque o projeto não ocorreu.
ANO DE 1996 – OUTRO PROPIETÁRIO:
Em março, desse ano um homem chamado Robert Alberhasky comprou o local, ele era religioso, e foi o líder de uma fundação chamada Fundação Cristo Redentor, e usando de seus recursos planejou transformar Waverly Hills, em um centro de adoração, com a intenção de erguer a maior estatua de Jesus.
E a fundação, também usaria o local para um centro de artes.
Mas, novamente ficou apenas no projeto, apesar dos esforços da fundação para arrecadar fundos e recursos necessários para a obra, ainda assim no ano de 1997, o projeto foi cancelado.
ATUALMENTE:
A propriedade, tornou-se propriedade privada, com a intenção de manter o sanatório, sua história arquitetônica e uma forma de homenagear os pacientes que tiveram de alguma forma a sua história de vida naquele local.

Está aberta ao público, para city tour, passeios sobre as histórias e lendas, tais como conhecer os encantados, ou eternos pacientes e todo o dinheiro arrecadado é enviado para os hospitais e orfanatos para ajudar as crianças, com roupas, medicamentos, brinquedos.
Esse plano saiu do projeto, e virou realidade, porque havia algo além de usar o prédio, havia um proposito real e de coração, ajudar outras pessoas, e com certeza está sendo ajudado por muitos dos eternos pacientes.
Site Oifcial Eventos & Tours: https://www.therealwaverlyhills.com
Fotos Antigas Site Oficial: https://waverlyhillshistoricalsociety.org/pictures

















Comentários