Teatro Municipal de São Paulo
- Thais Riotto
- 18 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2021
Localização: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro, São Paulo/SP – Brasil.
Bem-vindos à uma das maiores Casa de Ópera do Brasil
& de Eternos Artistas.

(Foto site oficial)
História:
No dia12 de setembro do ano de 1911, com a ópera de Hamlet, de Ambrósio Thomas, inaugurava, o que seria um dos locais mais bonitos de espaço cultura da cidade de São Paulo: O Teatro Municipal.

(Foto site oficial)
A arquitetura abria as portas dos sonhos de uma cidade que crescia com a indústria e o café e que se espelhava nos grandes centros culturais do mundo.
“Desde o início proporcionava impressões artísticas vindas da Europa, principalmente à elite. Imponente, a arquitetura foi idealizada nos moldes do teatro da Ópera de Paris e foi construído para satisfazer os parâmetros europeus de cultura da então, aristocracia cafeeira. Os novos ricos queriam melhorar o nível da cidade e apagar as características de vilarejo de seu recente passado”. (Trecho em cópia do site oficial).

(Foto site oficial)
Com o teatro a vida cultural da cidade de São Paulo passou a fazer parte das rotas culturais das grandes operas internacionais, que até então apresentavam-se apenas na cidade do Rio de Janeiro.
No ano de 1922, a Semana de Artes Modernas, um dos mais importantes acontecimentos artísticos brasileiros, acontecia no local e grandes nomes da literatura, da música, e das artes plásticas circulavam pelo teatro. Dentre eles: Anita Malfati, Villa Lobos, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

(Foto site oficial)
Década de 80:
O Teatro passou por reformas sob responsabilidade do Patrimônio Histórico do Município e recuperou elementos decorativos internos e externos datados de sua inauguração. Foram modernizados equipamentos de palco, luz e som.
No ano de 1981, o teatro foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico (Condephat).

(Foto Thais Riotto)
No ano de 1985 o acervo do teatro foi abrigado pelo Edifício Martinelli, onde permaneceu por 10 anos.

(Foto site oficial)
No ano de 1991, a fachada do Teatro Municipal foi totalmente recuperada para a comemoração de seus 80 anos de vida. E 02 anos depois, foi fundado o Museu do Teatro Municipal, instalado em um espaço abaixo do Viaduto do Chá.

(Foto site oficial)
Sobre os arquivos:
“Reúnem mais de 20 mil programas, seis mil fotos e o maior acervo de partituras de música erudita da América Latina”. (Trecho retirado em cópia do site oficial)

(Foto revista Veja)
Tour Virtual: Conheça o Museu sem sair de casa
A Arte do Além, nos Porões do Teatro Municipal:
Existem muitas lendas que circulam o teatro, eternos artistas que se apresentavam no local e continuam seu trabalho sobre os holofotes do além.

(Foto site oficial)
Muitos funcionários, antigos e translúcidos são vistos pelo público que frequenta o teatro e o museu, em diferentes horas do dia.
História do Porão/Túneis:
Os túneis originais foram criados para ajudar na ventilação da sala de concertos, mas o uso deles foram mudando ao longo dos anos.
Em uma época um dos túneis que saia do Teatro em direção ao antigo Hotel Esplanada, (onde hoje é a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) era usado por artistas, para que eles não precisassem passar pelo público e sem precisarem atravessar a Praça Ramos de Azevedo.
Muitos dos túneis foram e ainda são usados por funcionários e outros abrigam os dutos de ar-condicionado do prédio.
É comum também, os túneis serem usados para exposições e apresentações, mas não são usados com frequência.

(Foto site oficial)
Porém não há registros (até hoje) de que existe apenas esse túnel. É o mais conhecido, e no qual a história refere-se, mas ninguém sabe ao certo, se existem outras saídas, que podem ter sido fechadas, ou que até estão ainda abertas.
Essa área dos túneis é conhecida como o Salão dos Arcos, é a base estrutural da arquitetura do teatro. É onde começou a construção de toda a estrutura do prédio, o semicírculo ajuda na sustentação, por isso o nome do espaço.
Segundo o site oficial, os túneis estão mais ou menos há dois metros do chão e muitos deles estão fechados. Uma das saídas, ainda é possível ser vista, localiza-se em um das calçadas da Praça Ramos.
Nesses mesmo túneis, existe a lenda de ser possível ver e ouvir artistas eternos, funcionários e pessoas eternas (fantasmas) que circulam pelos local.

Detalhes externos - Thais Riotto
Tour pelos Tuneis & Bar dos Arcos:
Locais do Tour: O túnel que liga o edifício do Teatro Municipal à fonte Carlos Gomes, o Bar dos Arcos, a Cúpula e os túneis antigos de passagem e de manutenção.

(Foto site oficial)
O tour inicia na parte de trás do saguão do Teatro Municipal e segue pelos corredores no interior do teatro até a parte de fora.
Depois entra-se pela lateral do teatro e segue até chegar em uma grande porta de ferro entrando nos corredores escuros e estreitos até chegar no Bar dos Arcos. Após conhecer o local, o tour continua, voltando para a parte de cima do teatro e seguindo para seu ponto mais alto: a Cúpula, o principal espaço de ensaios do teatro.
Bar dos Arcos

(Foto instagram oficial)
Localização: Túneis do Teatro Municipal.
Instagram oficial: https://www.instagram.com/bardosarcos

(Foto instagram oficial)
Outras fotos: Site Oficial
Gostei do post, muito bem escrito. Sou de São Paulo, mas nunca tinha me interessado pelo Teatro, assim que puder quero fazer o tour e conhecer o bar. Você fala muito bem no video. Eu gosto mais de ler, mas o video também está muito bom. E vou usar a sua indicação para fazer o tour.